Este blog tem como objetivo fazer um apanhado geral por meio de comentários, sobre o que entendemos das matérias estudadas na disciplina de psicologia da educação

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Behaviorismo Radical

Essa teoria é monoalista e  nega radicalmente a mente como condição para o comportamento, portanto ela não é mentalista.  Tem como principal teórico Skinner, que propõem a relação entre o comportamento e meio  como sendo um produto da dependência a um determinado reforço. Ele acreditava que o ambiente estava dentro e fora dos indivíduos. Segundo sua teoria o ambiente era um conjunto de condições ou circunstâncias que afetam o comportament. Nessa teoria é aceito todos os fenômenos comportamentais. 

Por uma influencia de Darwin, Skinner defende o modelo de seleção por conseqüência., ou seja o condicionamento operante, para haver a seleção o organismo tem que agir, por isso não comporta a noção de passividade. No behaviorismo a criatividade é vista como uma variabilidade comportamental. 
Para um behaviorista radical a aprendizagem pode ocorrer por imitação ou por regras culturais. 

Behaviorismo metodológico/ comportamentalismo

Tem como principal teórico Watson, que defendia a teoria do estímulo-resposta. Segundo ele, no condicionamento clássico  pode ocorrer o reforço positivo que oferece alguma coisa ao organismo e o reforço negativo que permite a retirada de algo indesejável.a aprendizagem. Com esse condicionamento a aprendizagem ocorria por associação. No condicionamento reflexo quando o indivíduo deixa de sofrer um determinado estímulo ocorre a extinção de uma determinada resposta, portanto uma um estímulo/ação vai refletir em uma determinada resposta/comportamento.