Este blog tem como objetivo fazer um apanhado geral por meio de comentários, sobre o que entendemos das matérias estudadas na disciplina de psicologia da educação

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Humanismo

   Segundo Rogers, todo indivíduo vive num mundo de experiência, no qual é o centro. Este mundo particular é denominado de campo fenomenal ou campo experiencial que contém tudo que passa na pessoa em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência. Esse mundo inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos. É um mundo particular e pessoal que pode ou não corresponder à realidade objetiva.
   Segundo esta concepção, a atenção que o indivíduo focaliza em um certo evento é determinada pelo modo como cada um percebe o seu mundo, não na realidade comum. Deste modo, o indivíduo não reage a uma realidade absoluta, mas a uma percepção pessoal dessa realidade. Essa percepção é para cada um sua realidade. Partindo-se deste pressuposto, cada percepção é essencialmente uma hipótese - uma hipótese relativa à necessidade do indivíduo. 
   O comportamento, segundo Rogers, seria fundamentalmente um esforço dirigido à consecução de um objetivo do indivíduo, para satisfazer as suas necessidades. A reação, o comportamento, não se dá em face da realidade mas, da percepção da realidade que esse possui. Consequentemente, a conduta não seria então causada por algo que aconteceu no passado, como aparece na psicanálise, mas, causada pelas tensões e necessidades presentes que o cidadão se esforça por reduzir ou satisfazer. Embora a experiência passada contribua para modificar o sentido que será dado as experiências atuais, só há conduta para enfrentar uma necessidade presente. A conduta é sempre intencional e em resposta à realidade tal como é aprendida. A melhor forma então para compreendê-la, é a partir do quadro de referência interna do próprio indivíduo. 
                                                 
                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário