Este blog tem como objetivo fazer um apanhado geral por meio de comentários, sobre o que entendemos das matérias estudadas na disciplina de psicologia da educação

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

    Segundo Roger, deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido e eles se apresentam mais claramente quando o aluno consegue visualizar uma aplicação prática do que está sendo aprendido. Ele acha que todos os seres humanos têm uma propensão natural para aprender. 
Assim, o papel do professor é facilitar tal aprendizado. Isto inclui: 
- proporcionar um clima positivo para o aprendizado;
- esclarecer os propósitos do aprendiz(es);
- organizar e tornar disponíveis os recursos de aprendizado;
- balancear os componentes intelectual e emocional do aprendizado e;
- compartilhar sentimentos e pensamentos com os aprendizes, mas não dominando. 
O aprendizado é facilitado quando: 
- o aluno participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre sua natureza e direção;
- é primariamente baseado na confrontação direta com problemas práticos, sociais, pessoais ou de pesquisa e auto-avaliação é o principal método de avaliar o progresso ou o sucesso.
                                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário