Este blog tem como objetivo fazer um apanhado geral por meio de comentários, sobre o que entendemos das matérias estudadas na disciplina de psicologia da educação

domingo, 3 de outubro de 2010

Psicanálise

      A psicanálise é  um modo particular de tratamento do desequilíbrio mental e uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais do inconsciente. Além disso, é uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e análise dos motivos do comportamento. Originou-se na prática clínica do médico Sigmund Freud, o qual,  iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria, ao observar a melhoria de pacientes do médico Jean Charcot. 
     Através do método cártico (o paciente se cura ao falar de si próprio), do  médico Breuer, Freud criou o método da associação livre, o qual, solicita-se que o paciente relate tudo o que vem a sua mente.Com isso, Freud concluiu que os fatos ou acontecimentos, os quais ficavam aparentemente esquecidos influenciavam no comportamento atual.Enfatizando também a importância das ocorrências da primeira infância sobre a informação da personalidade do individuo e sua posterior evolução, formando um conjunto.
Ò
Ò

     Ele alegava que a análise da consciência era limitada e inadequada, pois a compreensão dos motivos fundamentais do comportamento humano requeria o inconsciente, onde encontram-se os impulsos, idéias e os sentimentos reprimidos e todas as forças que exercem controle sobre os pensamentos e ações do homem, ampliando o estudo do homem e chamando sua teoria de Psicologia profunda.
    Outro estudo com pacientes histéricas, contribui para Freud traçar o desenvolvimento sexual, o que gerou um grande impacto na sociedade, fazendo com que essa tivesse resistência contra a psicanálise. Para explicar o comportamento, Freud desenvolve a teoria da motivação sexual (sobrevivência da espécie) e do instinto de conservação ( sobrevivência individual). Mas todas as suas colocações giram em torno do sexo. A força que orienta o comportamento estaria no inconsciente e seria o instinto sexual.
Ò
                                                                                        
                     












Nenhum comentário:

Postar um comentário