Este blog tem como objetivo fazer um apanhado geral por meio de comentários, sobre o que entendemos das matérias estudadas na disciplina de psicologia da educação

domingo, 3 de outubro de 2010

   A personalidade é composta por três sistemas: id, ego e superego.
Ò
   O comportamento é resultante da interação entre eles.
 Apesar de cada um ter suas próprias funções, princípios operantes, dinamismos e mecanismos, os três atuam de uma forma tão estreita que é difícil determinar os seus efeitos separadamente.


  O Id é a parte inconsciente formada por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes que são de natureza sexual no sentido amplo. É a base que contém tudo o que é psicologicamente herdado, de onde derivam os impulsos.
   O Ego é a consciência submetida aos desejos do Id e repressão do Superego.
Ò
Ò  Obedece ao Princípio da Realidade que é o que nos faz "compreender e aceitar que nem tudo o que se deseja é possível, que se for possível nem sempre é imediato, que nem sempre pode ser conservado e muitas vezes não pode ser aumentado.E impõe limites internos e externos.                                                                O Superego faz a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao id, impedindo que o indivíduo satisfaça seus instintos e desejos. Manifesta-se a consciência indiretamente, sobre a forma de moral como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela reprodução da imagem do "eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

                                                Fases do desenvolvimento sexual
Ò
Ò  Freud contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo. Este passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital. Pode sofrer regressão de um dos dois últimos a um ou outro dos dois anteriores, como pode sofrer fixação em qualquer das fases precoces.  Essas fases se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id:


Na fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;
Na fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;
Na fase genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mae é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.
Complexos de Édipo No centro do "Id", determinando toda a vida psíquica, constatou o que chamou Complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, é esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas.
Mecanismos de defesa: São processos subconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálise supõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si.
                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário